FullSizeRender

Pessoal

Vou começar a escrever uma série de posts sobre meu intercâmbio aqui nos Estados Unidos!
Podem acreditar em mim: por mais que você já tenha lido milhares de posts sobre o mesmo assunto, a sua experiência será única e acho super válido que ela seja compartilhada.

Primeiro de tudo, se você decidir realmente que está preparado para uma nova experiência em sua vida, pois já digo logo que você deve estar preparado para isso, são várias as emoções e todas juntas ao mesmo tempo, sem que você possa escolher qual sentirá primeiro! Rsrsrrs.

Decidido? Então vamos lá para essa aventura que, no meu caso, já está na metade…

1ª Etapa – Escolha do Local/País:

Para onde eu vou? O que irei fazer lá? É seguro? Ficarei em casa de família? Ficarei em campus? Quanto tenho para gastar?

No meu caso, fiz uma lista de todos os lugares para os quais eu poderia viajar e coloquei os pontos positivos e negativos, considerando o quanto eu tinha disponível para gastar e também qual seria a minha acomodação. Esses foram os pontos principais para a minha escolha.
Tudo isso depende de cada um, talvez para você seja bacana ficar em casa de família, talvez não seja; então, por este motivo é melhor que você coloque tudo no papel para tomar a melhor decisão. Eu escolhi Chicago!

2ª Etapa – Escolha da Escola:

Existe uma centena de escolas com diversos tipos de propostas de estudos, preços e estruturas, Eu, particularmente, sou super fã do boca a boca. Afinal, nada melhor do que a indicação de alguém que já vivenciou a situação. Mesmo assim, eu entrei em contato com seis escolas no Brasil e a minha escolha foi a “EF Education First”. Esta escola foi, na minha opinião, a que me ofereceu a melhor estrutura, desde o primeiro atendimento até o momento.  Não posso reclamar de nada. Tudo que foi prometido, foi cumprido com êxito. Estou colocando aqui o link para vocês quem tiver interesse em consultar a EF. http://bit.ly/blogsuzana
http://my.ef.com/Suzana.Dantas

3ª Etapa – Documentação:

Eita que essa é osso, rsrsrs. Acho que é a mais chatinha, mas vale a pena o esforço!

Os documentos obrigatórios são:
– Formulário I20;
– Taxa Sevis;
– Visto.

Para todos que planejam estudar mais do que três meses nos Estados Unidos é necessário o documento chamado I20. Por este motivo, primeiro deve ser feita a escolha da escola, porque este documento é emitido pela instituição educacional em que você está matriculado, o que quer dizer que, sem este documento você não irá conseguir efetuar a solicitação do visto no Consulado Americano no Brasil.
A Taxa Sevis (Sistema de Registro de Segurança Interna), serve para cobrir os custos administrativos do governo em relação ao departamento que controla seu registro no país. Você irá pagar, nada mais nada menos que, U$200,00 dólares.

Outra coisa importante, existem empresas que preenchem as documentações e formulários para você, mas você terá de pagar. No meu caso eu fiz tudo sozinha: preenchi, agendei e paguei! Com isso economizei no mínimo uns R$400,00 (quatrocentos reais).

Segue a indicação de quatro sites para somente vocês já darem uma olhada.

Links para pedir as informações na EF – http://bit.ly/blogsuzana  http://my.ef.com/Suzana.Dantas
Consulado Americano para preenchimento da solicitação do visto – https://ceac.state.gov/genniv/
Consulado Americano para agendamento da entrevista – https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
Sevis – http://www.ice.gov/sevis

Caso vocês tenham alguma dúvida sobre o post, coloque aqui nos comentários que irei responder tudo em que eu puder ajudar.

No próximo post falarei sobre os medos que aparecem antes da viagem, pesquisas sobre o lugar que escolhi e preparação das malas.

Um beijão, fiquem com Deus e até o próximo post!!!